Como escolher fornecedores: veja o guia completo

Escolher o fornecedor certo pode ser uma das decisões mais difíceis que um revendedor deve tomar e 31% dos compradores afirmaram que essa é a parte mais difícil de seu trabalho. 

O fornecedor certo significa que seus produtos e serviços são entregues no prazo, que você está recebendo o preço ideal para atender às suas necessidades e que a qualidade está de acordo com seus padrões. Por outro lado, cometer um erro ao escolher um fornecedor pode afetar a satisfação das entregas para os clientes e a reputação da sua empresa.

Pense Estrategicamente

Saiba o que você precisa e dedique um tempo pesquisando a oferta sempre tendo em mente a importância do fornecedor para o seu negócio. O fornecedor potencial deve ser capaz de superar suas expectativas. Imagine que sua empresa comece a se expandir repentinamente e a demanda por seus serviços e produtos seja maior.

De quantos fornecedores você realmente precisa?

É melhor não depender de um único atacadista. O que acontecerá se eles fecharem de repente? Não importa com qual empresa você escolha trabalhar, certifique-se de que cada empresa atenda aos seus padrões de confiabilidade, confiabilidade, eficiência e baixo custo. Seu negócio deve ser sua maior prioridade.

O que procurar em um fornecedor?

Naturalmente, as necessidades de um fornecedor dependem do seu setor, do tipo e do tamanho do seu negócio. No entanto, independentemente do campo em que você atua, existem alguns requisitos básicos que os fornecedores devem cumprir.

Confiabilidade: A confiabilidade deve ser outra consideração importante na hora da sua escolha. Fornecedores confiáveis ​​entregam os bens ou serviços certos no prazo, conforme descrito. Esta é a obrigação mais importante, você tem que obter o que precisa, na quantidade e qualidade que você precisa e quando precisa. 

Qualidade: A qualidade de um produto ou serviço precisa ser consistente. 

Preço: O preço mais baixo nem sempre é o critério mais importante. Você deve sempre buscar por valor e decidir sobre o melhor equilíbrio entre preço e valor. Se a qualidade do produto do seu fornecedor for ruim, você pode incorrer em custos extras para devoluções e substituições, e correr o risco de perder negócios com quaisquer atrasos resultantes. Se você decidir passar a má qualidade aos seus clientes, corre o risco de prejudicar a reputação da sua empresa.

Comunicação clara: Um bom fornecedor precisa ser honesto e direto e informá-lo sobre atrasos imprevistos para que você tenha tempo de fazer ajustes.

Atendimento ao cliente: Ter um gerente dedicado à sua disposição que pode resolver qualquer problema é inestimável.

Segurança financeira: Um dos requisitos importantes de cada fornecedor é a solidez e estabilidade financeiras para que possam atender a todos os seus requisitos.Parceria: Aborde seu fornecedor como um parceiro de negócios. Relacionamentos fortes significam que eles sempre terão seus melhores interesses em mente e farão tudo que estiver ao seu alcance para fornecer o que você precisa.

Como garantir bons resultados?

Monitorar o desempenho do fornecedor é necessário. Estabeleça um ponto de contato direto com sua empresa e conduza avaliações de desempenho regulares, que serão de grande ajuda na hora de renovar o contrato.