Xadrez: Aposte nessa estampa atemporal da moda feminina

Sabemos que a moda é cíclica, certo? Uma peça ou estampa que hoje está fora de moda, pode voltar com tudo daqui a 10 ou 20 anos, como estamos vendo o boom dos anos 2000 e em breve os sucessos da década de 2010 também vai estar nas ruas e em todas as lojas, porque esse ciclos estão cada vez menores. 

Por isso, o lojista precisa estar sempre atento ao mundo da moda para oferecer aos seus clientes as peças que estão em alta, mas sem abrir mão dos clássicos que irão resultar em vendas independente da época ou moda da temporada. E uma dessas tendências atemporais, é a estampa xadrez, uma das mais populares em todo o mundo.

Versátil e fácil de combinar, podemos encontrar o xadrez em diversas tribos e épocas do ano. Confira por que é importante ter peças da moda feminina com essa estampa em seu estoque!

A estampa é a cara do inverno e não pode faltar nas festas juninas

O xadrez é a estampa que prevalece nas temperaturas mais frias. Com a chegada do outono e inverno, é comum ver a estampa em agasalhos mais pesados. Em cores sóbrias e ao mesmo tempo vivas trazem mais alegria aos looks de inverno.

Para quem trabalhar com a moda feminina, ter peças xadrez no seu estoque faz toda a diferença nas vendas de inverno, principalmente porque as pessoas costumam comprar roupas de frio apenas quando a temperatura cai.

E claro, quando chega essa época do ano, é sempre bom poder contar com pelo menos uma peça xadrez no guarda-roupa para quando chegar as festas juninas!

É uma estampa atemporal

Apesar de ser uma estampa que não ganha muitas alterações ao longo do tempo, o xadrez parece sempre moderno, não é verdade? Porém, essa é uma das estampas mais antigas da história! Bastante utilizada pelas pin-ups, o tecido quadriculado voltou ao auge nos anos 1960 com a influência de famosas que eram grandes ícones na época.

O xadrez pode até ter a cara do inverno estando presente em tecidos mais quentinhos, mas se engana quem pensa que ele é exclusivo de estação. No verão ele surge em cores e tecidos mais leves. Então, ter algumas peças xadrez significa ter vendas independente da época do ano.

Possui diferentes versões 

O interessante do xadrez é que ele vai além da estampa “jogo da velha”. Existem diversas cores grafismos entre essas estampas. Veja os tipos:

  • Madras: Tem linhas mais estreitas e cores vivas, como ciano e rosa;
  • Tartã: O modelo mais conhecido, é o xadrez presente nos kilts escoceses. Pode ser visto tanto nas cores vermelha, verde e preta;
  • Argyle: Facilmente encontrado em suéter sem manga, essa estampa aparece em formatos de losangos atravessados por linhas finas em tons vivos e claros;
  • Vichy: Esse é o xadrez das pin-ups e característico de toalhas de piquenique. Nessa estampa estão pequenos quadrados em um fundo branco;
  • Buffalo check: Confundido com o tartã, esse xadrez tem linhas mais grossas e aparece sempre em preto e vermelho;
  • Pied-de-poule e pied-de-coq: As estampas “pé de galinha” e “pé de galo”, estão sempre em preto e branco, sendo diferenciado apenas no tamanho;
  • Príncipe de Gales: Clássico da realeza britânica, esse xadrez está em peças de alfaiataria e em cores mais neutras como o cinza.

Dá para fazer mix de estampas

É fundamental que o lojista apresente composições que mostre a versatilidade da peça. A estampa xadrez combina com tudo, justamente por aparecer em diferentes tipos de roupas. O mais interessante é que ela pode estar presente desde peças mais formais até a camisa do dia a dia. 

Investir nessa estampa clássica é vender para diversos tipos de clientes durante o ano inteiro! Mas é preciso ter peças de qualidade que só um bom fornecedor pode oferecer.

Baixe o aplicativo do Gira e faça o seu cadastro!