7 dicas essenciais para um bom gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é uma parte crucial da lucratividade de uma empresa, mas muitas pequenas empresas não praticam um bom gerenciamento quando se trata dos itens que vendem. Algumas empresas têm pouco estoque, incapazes de atender às expectativas dos clientes, fornecendo produtos disponíveis em quantidade suficiente. Isso geralmente afasta os clientes, às vezes para outro negócio e às vezes para sempre.

Por outro lado, muitas empresas seguem o outro caminho, estocando itens em excesso “por precaução”. O excesso de estoque não apenas bloqueia o fluxo de caixa, mas também custa mais para armazenar e rastrear.

O gerenciamento de estoque eficaz fica em algum lugar entre esses dois extremos. Embora exija mais trabalho e planejamento para alcançar um processo de gerenciamento eficiente, seus lucros refletirão seu esforço.

1. Priorize seu inventário.

Categorizar seu inventário em grupos prioritários pode ajudá-lo a entender quais itens você precisa pedir mais e com mais frequência, e quais são importantes para o seu negócio, mas podem custar mais e mover mais lentamente.

Os especialistas geralmente sugerem segregar seu inventário em grupos A, B e C. Os itens do grupo A são itens de tíquete mais alto dos quais você precisa de menos. Os itens da categoria C são itens de custo mais baixo que mudam rapidamente. O grupo B é o que está entre os dois: itens com preços moderados e que saem pela porta mais lentamente do que os itens C, mas mais rapidamente do que os itens A.

2. Acompanhe todas as informações do produto.

Certifique-se de manter registros das informações do produto para os itens em seu inventário. Essas informações devem incluir dados de código de barras, fornecedores, países de origem e números de lote. Você também pode considerar rastrear o custo de cada item ao longo do tempo para estar ciente dos fatores que podem alterar o custo, como escassez e sazonalidade.

3. Audite seu inventário.

Algumas empresas fazem uma contagem abrangente uma vez por ano. Outros fazem verificações mensais, semanais ou mesmo diárias de seus itens. Independentemente da frequência com que você faz isso, faça questão de contar fisicamente seu inventário regularmente para garantir que ele corresponda ao que você acha que tem.

4. Analise o desempenho do fornecedor.

Um fornecedor não confiável pode causar problemas para seu estoque. Se você tem um fornecedor que costuma atrasar as entregas ou fazer um pedido com frequência, é hora de agir. Esteja preparado para trocar de parceiro ou lidar com níveis de estoque incertos e a possibilidade de ficar sem estoque como resultado.

5. Pratique a regra de inventário 80/20.

Como regra geral, 80% de seus lucros vêm de 20% de suas ações. Priorize a gestão de estoque desses 20% dos itens. Você deve compreender o ciclo de vida completo de vendas desses itens, incluindo quantos você vende em uma semana ou um mês, e monitorá-los de perto. Esses são os itens que geram mais dinheiro; não falhe em gerenciá-los.

6. Acompanhe as vendas.

Você deve entender, diariamente, quais itens você vendeu e quantos, e atualizar seus totais de estoque. Mas, além disso, você precisará analisar esses dados.

Você sabe quando certos itens vendem mais rápido ou caem? É sazonal? Existe um dia específico da semana em que você vende determinados itens? Alguns itens quase sempre vendem juntos?

Compreender não apenas os totais de vendas, mas também a visão mais ampla de como os itens vendem, é importante para manter o estoque sob controle.

7. Investir em tecnologia de gerenciamento de estoque.

Se você for uma empresa pequena o suficiente, é possível gerenciar as primeiras coisas da lista manualmente, com planilhas e cadernos. Mas, à medida que sua empresa cresce, você gastará mais tempo com estoque do que com ela, ou arriscará que seu estoque fique fora de controle. Um bom software de gerenciamento de estoque torna todas essas tarefas mais fáceis. Antes de escolher uma solução de software, certifique-se de entender o que você precisa, de que fornece análises importantes para o seu negócio e de fácil de usar.