Conheça os principais custos de uma empresa

Os custos são uma despesa que a empresa assume em um esforço para vender um produto ou serviço, nisso incluem coisas como aluguel de um espaço, investimentos em reposição de estoque e salários pagos aos funcionários.

O custo em uma empresa pode ser considerado um investimento no negócio, mas é um tipo específico de investimento direcionado às vendas de um produto ou serviço. Uma vez que existem muitas maneiras diferentes pelas quais uma empresa pode tentar vender seus produtos, os conceitos de custo são igualmente variados. Existem muitos tipos como diretos e indiretos, fixos e variáveis, que um gerente deve compreender para gerenciar um negócio com eficácia.

Eles afetam o lucro e são usados ​​para tomar decisões para pequenas e grandes empresas, mas apenas as despesas no departamento de produção são relevantes para o custeio do produto. Aqui estão alguns exemplos dos custos mais comuns que afetam uma empresa:

Diretos

O custo direto está relacionado à produção de um bem ou serviço, que inclui despesas de distribuição associados à produção de um produto. Ou seja, são despesas que têm ligação direta aos produtos e que devem ser incluídas nos cálculos feitos para chegar ao valor final da venda.

Por exemplo, a Ford Motor Company fabrica carros e caminhões. Um trabalhador da fábrica passa oito horas construindo um carro. O custo direto associado ao carro são os salários pagos ao trabalhador e o custo das peças usadas para construir o carro.

Indiretos

O custo indireto, por outro lado, se refere às despesas não relacionadas à produção de um bem ou serviço. São custos como energia, aluguel do estabelecimento, água, internet, entre outros.

Fixos

O fixo é o que não varia o valor, independente do número de produtos ou serviços que uma empresa produz no curto prazo. Um exemplo disso é o aluguel do espaço, não importa quantos produtos sejam vendidos, o pagamento do aluguel é considerado um custo fixo, pois permanece inalterado. A menos que o negócio seja operado totalmente online, ele terá que pagar o aluguel continuamente ou comprar uma instalação.

Variáveis

Os variáveis flutuam conforme o nível de saída da produção muda, ao contrário de um custo fixo. Esse tipo de despesa varia de acordo com o número de produtos que uma empresa produz. Como por exemplo, o material para embalagens, a depender da quantidade de produtos vendidos, terá necessidade de adquirir mais ou menos embalagens.

Há uma tendência de confundir custo com preço, e eles costumam ser usados ​​alternadamente em conversas informais, mas não são a mesma coisa. O valor que uma empresa cobra dos clientes por unidade do produto ou serviço que vende é chamado de preço. O valor que uma empresa leva para produzir o produto ou serviço que vende é chamado de custo.

Preço e custo são termos relativos. Para entender se um valor pago é um preço ou um custo, você precisa definir de quem está falando. Por exemplo, um fabricante de camisetas define um preço para uma camiseta no atacado. Esse preço é pago por um varejista, mas para o varejista, esse preço é na verdade um custo de aquisição de estoque para a loja de varejo.

Após adquirir a camiseta, o varejista a colocará no local de venda. Um cliente que deseja comprá-lo pagará o preço cobrado pelo varejista, que geralmente é o custo do varejista mais uma quantia extra para aumentar os lucros do varejista.