Controle financeiro para revendedoras: aprenda como fazer!

Para ter sucesso como revendedora não basta saber vender. É importante, também, cuidar das finanças para tornar a atividade o mais rentável possível. Nesse sentido, o controle financeiro é seu principal aliado.

Em linhas gerais, ele consiste em gerenciar seu dinheiro com sabedoria, manter os gastos sob controle e acompanhar todas as entradas e saídas da sua conta e dos seus cartões. Não sabe por onde começar? Fique tranquila e confira algumas dicas para você fazer seu controle financeiro sem complicação.

Entenda a real situação das suas finanças

O primeiro passo para um controle financeiro eficiente é entender qual é a real situação das suas finanças. Para isso, reserve um tempo para analisar todas as suas receitas e despesas.

Além de listar os seus gastos, é importante também registrar a categoria a qual ele pertence, como Moradia, Supermercado, Transporte e Lazer, entre outras. Dessa forma, fica mais fácil identificar em que áreas do orçamento estão as principais despesas e em que categorias você pode cortar gastos.

Separe a conta pessoal da profissional

Muitas pessoas que trabalham como autônomas têm o hábito de manter os gastos pessoais e os relativos a sua atividade profissional na mesma conta. Não cometa esse erro. É importante ter contas e cartões separados para o seu negócio e para sua vida pessoal.

Assim, você mantém separado o que investiu na compra de produtos para revenda e o que é gasto pessoal ou da casa.

Acompanhe seus gastos

Independentemente de ser gasto pessoal ou relativo ao seu negócio como revendedora, é importante acompanhar de perto suas despesas. Estabeleça metas para cada categoria de gastos e, ao longo do mês, garanta que está conseguindo se manter dentro do limite estabelecido.

Caso tenha gastado mais do que devia em uma categoria, busque compensar em outra. Esse cuidado é importante para garantir que suas receitas sempre serão maiores do que as despesas e, ainda, que sobrará dinheiro para investir no seu negócio.

Invista no seu negócio

Falando em investimento, é importante ter em mente que para ter sucesso como revendedora é preciso garantir aporte financeiro no seu negócio. Na prática, isso quer dizer que todo dinheiro que sobrar na conta da empresa mensalmente deve ser usado para incrementar ainda mais sua atuação como revendedora.

Entre os investimentos que você pode fazer no seu negócio estão a compra de mais produtos para revender ou um curso que a ajude a negociar melhor. Também entram nessa categoria ferramentas para facilitar o seu trabalho, como um celular mais moderno.

Tornar a prática do controle financeiro um hábito fará toda a diferença na sua vida pessoal e, também, no seu trabalho como revendedora. Ao cuidar melhor das suas finanças, o dinheiro começará a sobrar no final do mês, já que você passará a ter maior atenção não só ao quanto gasta, mas em como gasta seu dinheiro.

Comece agora mesmo a gerenciar seu dinheiro com sabedoria. Em breve, você terá mais recursos para investir no seu trabalho como revendedora, o que fará toda a diferença na sua segurança financeira no futuro.