Estoque parado: veja 7 dicas para movimentá-lo

O gerenciamento de estoque requer atenção constante e é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. No entanto, mesmo as empresas mais bem-sucedidas ainda enfrentam problemas todos os anos. Um problema muito comum é o estoque parado.

Isso geralmente ocorre no início do ano, bem como no final das estações, quando novos produtos entram em demanda. Em vez de se apegar a esses itens na esperança de que alguém os compre repentinamente, é melhor encontrar maneiras de limpar seu estoque.

Aqui estão 7 maneiras de transformar seu estoque parado em dinheiro.

1. Liquidação total

Esta é uma oportunidade de eliminar qualquer mercadoria que não tenha sido vendida nos últimos 3-6 meses. Entre em contato com seus clientes por e-mail e redes sociais e avise sobre as promoções.

Outra consideração (se você tiver um site) é ter uma seção de promoções acessível aos clientes o tempo todo. Dessa forma, os caçadores de promoções podem verificar as ofertas e você pode postar o estoque antigo sempre que sentir que é hora de limpar o espaço da prateleira.

2. Venda Flash

Urgência e FOMO (o medo de perder) têm um sério efeito psicológico sobre os consumidores, o que torna as vendas relâmpago uma maneira fácil de converter algumas vendas. Notifique seus clientes sobre uma venda por tempo limitado. É importante criar antecipação, portanto, envie e-mails alguns dias antes junto com os lembretes.

3. Tire fotos novas do produtos

Dê uma nova aparência aos seus produtos com novas fotos. Mostre o item de vários ângulos e certifique-se de que as imagens sejam de alta qualidade.

4. Agrupe produtos de venda rápida com produtos do estoque parado

Uma tática comum para tornar o estoque parado mais atraente é agrupá-lo com itens de alta demanda. Os compradores interessados ​​em comprar um item mais vendido verão o pacote como uma pechincha e estarão mais inclinados a aceitar o negócio. Além disso, considere emparelhar itens de margem alta com itens de margem baixa para que você possa anexar um preço mais atraente ao pacote.

5. Empacote várias unidades do mesmo produto

Se você tiver um monte de estoque em excesso, torne esses itens específicos mais atraentes, oferecendo um pacote de várias unidades a um preço com desconto. Dessa forma, cada venda terá um valor mais alto e liberará mais unidades de estoque parado.

6. Pacote de produtos complementares

Se seus produtos de venda lenta podem funcionar como um complemento para outro produto, considere agrupar esses dois itens. Por exemplo, você está vendendo uma calça que está vendendo muito bem e uma camisa que não está saindo bem. Agrupe esses dois produtos em um pacote atraente!

7. Use produtos como um incentivo para aumentar o tamanho do pedido

Outra opção é incentivar os clientes a aumentar o tamanho do pedido. Por exemplo: “Nas compras acima de R$ 100 receba uma camisa grátis!”. Isso pode ajudá-lo a tirar mais proveito de cada venda e, ao mesmo tempo, se livrar das camisas que estão acumuladas no seu estoque.

O excesso e o estoque antigo são inevitáveis. No entanto, as várias táticas listadas acima devem fornecer algumas maneiras criativas de limpar seu espaço nas prateleiras vendendo as mercadorias acumuladas.