Quer melhorar o atendimento aos clientes? Saiba como fazer!

  1. Vender um bom produto ou serviço é essencial. Mas não suficiente para impulsionar as vendas e fidelizar clientes. Para isso, é necessário oferecer uma experiência completa para o consumidor. Isso inclui prestar um atendimento de excelência, tanto presencialmente quanto pelos meios virtuais.
    Para quem está procurando revender roupas e abrir sua loja virtual sem sair de casa, encontre aqui algumas dicas para atender melhor aos clientes, entre elas estão: saber escutar, colocar as necessidades do consumidor em primeiro lugar e diversificar os canais oferecidos para contato. Veja como melhorar o atendimento aos clientes e impulsionar os resultados da sua loja!

Escute o consumidor

O primeiro passo para melhorar seu atendimento e, assim, atingir melhores resultados parece simples, mas é pouco praticado. Escutar o cliente.
O desejo de vender leva, muitas vezes, o lojista a não escutar o que o consumidor está dizendo. Com isso, oferece produtos e serviços pouco adequados ao perfil ou que não atendem às suas necessidades. Não cometa esse erro.
Antes de sugerir qualquer tipo de item, escute o que o cliente tem a dizer. Entenda o que ele busca e, a partir daí, ofereça itens do seu portfólio que possam atender ao que ele precisa.

Avalie as necessidades do cliente

Além de escutar o consumidor, outro passo é indispensável para um bom atendimento é avaliar suas necessidades. Isso permite que você ofereça ao cliente algo que ele nem sabe que precisa, antecipando seus desejos.
Um bom negociador pode, inclusive, deixar de vender quando percebe que não tem o que o cliente precisa. Isso é pensar no futuro. Perder uma venda pode ser o que você necessita para fidelizar um consumidor. Isso porque ele percebe que você está considerando as necessidades dele em vez de tentar empurrar um produto.

Diversifique seus canais

Outro ponto de atenção para quem quer prestar um bom atendimento ao cliente é oferecer diferentes canais para contato. Além do tradicional telefone, o ideal é oferecer outras formas para o consumidor falar com a loja, como e-mail, WhatsApp e redes sociais.
Diversificar os canais permite não só que o cliente fale mais rápido com a empresa. É também uma maneira de oferecer canais que estejam alinhados com o perfil do consumidor. Pessoas mais jovens, em geral, preferem entrar em contato pelas redes sociais. Já certos consumidores se sentem mais seguros em contactar a empresa por telefone.

Invista no pós-venda

Muitos empresários acreditam que vender bem é o suficiente para alcançar bons resultados. Nada disso. Investir no relacionamento com o cliente antes e depois da venda também é muito importante.
Nesse sentido, não descuide do atendimento após a venda. Busque responder rápido em caso de reclamações e se coloque à disposição para resolver qualquer tipo de problema. A satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar, afinal, ela é determinante para a reputação da sua marca.
O atendimento ao cliente é ponto que merece atenção de empresários de todos os segmentos. Muitas vezes, uma empresa oferece excelentes produtos e serviços, mas peca na hora de atender o consumidor. Não cometa esse erro. Coloque em prática agora mesmo nossas dicas!