Veja como aproveitar datas especiais para aumentar as vendas

Durante muito tempo, os dias internacionais e as datas indicadas no calendário representam uma grande oportunidade para as marcas se relacionarem com o seu público-alvo e aumentarem as suas vendas, através de campanhas de marketing temáticas.

Hoje em dia é possível encontrar datas dos mais variados tipos: desde as mais tradicionais como Natal, Dia das Mães ou Dia dos Namorados, à Black Friday, Dia Internacional do Chocolate ou mesmo Dia da Cerveja, que aconteceu no passado dia 2 de agosto.

Cada vez mais datas especiais são criadas e direcionadas a nichos específicos, então as marcas devem levá-las em consideração em sua estratégia de marketing sazonal.

Conheça quais são as quatro chaves para aproveitar as datas especiais na estratégia de marketing sazonal de cada marca:

1. Defina o público-alvo e selecione as datas principais. A primeira coisa que as marcas devem estudar é que tipo de público-alvo almejam e quais características do consumidor o tornam único em comparação com os outros. Uma vez determinado o público-alvo, é necessário traçar um calendário com as datas mais importantes do ano, incluindo aqueles dias específicos que interessam a esses nichos populacionais e explorá-los como parte de sua estratégia de marketing.

Por exemplo, se a empresa se dedica ao setor de refrigerantes, além de ter o verão, também é importante desenhar campanhas para o Natal ou para o Dia da Amizade, incentivando o consumidor a passar o tempo da bebida em questão com a família ou melhores amigos. Assim, a marca destaca os valores de ilusão, diversão e alegria que gostaria de transmitir ao seu comprador típico.

2. Selecione produtos diferentes para cada uma das datas importantes. Para aumentar as vendas de determinadas linhas de produtos, é essencial que as marcas os incluam em datas especiais diferentes que estejam relacionadas com os valores que a marca pretende posicionar e promover. Por exemplo, no setor têxtil, muitas marcas possuem uma linha de roupas voltada para o público feminino, mas também possuem outras voltadas para o público masculino e infantil.

Neste caso, poderão aumentar a sua presença e vendas através da realização de campanhas de marketing focadas na linha masculina para o Dia dos Pais, enquanto na volta às aulas, momento que se destina à renovação do guarda-roupa infantil, é ideal para desenvolver um campanha tendo como foco a linha de roupas infantis.

3. Fortalecer o vínculo com o público-alvo. Ter um calendário com datas especialmente escolhidas para o perfil do público e uma boa gestão das redes sociais será fundamental para estreitar o relacionamento entre o usuário e a marca. Aproveitar campanhas desenhadas para dias específicos nas redes sociais é uma grande oportunidade de aumentar o impacto das ações e conteúdos que a marca pretende comunicar.

Desta forma, aumenta a interação com o público, obtendo maior visibilidade e posicionamento. Por exemplo, uma marca de cerveja, no âmbito da final da Liga dos Campeões, pode considerar a realização de um sorteio ou pesquisa entre seus seguidores, fomentando o engajamento de seu público.

4. Adapte o conteúdo e design das campanhas. Uma das melhores formas de aproveitar datas importantes é a tematização de campanhas e conteúdos promocionais em todos os formatos possíveis, incluindo o produto ou serviço a ser oferecido. Com a criação de mensagens vinculadas à data comemorativa, as marcas poderão destacar a promoção de seu produto ou conteúdo em um mar de concorrentes com os mesmos objetivos.

Por exemplo, uma rede de hambúrgueres que deseja aumentar suas vendas e gerar marca no Halloween pode criar uma nova com uma aparência mais sombria. Por sua vez, uma rede de livrarias pode conceber uma série de descontos em livros românticos para o Dia dos Namorados. Outro exemplo que se vê com frequência é no Natal, onde muitas páginas da web de diferentes marcas enchem a casa de neve e enfeites de Natal.

O alinhamento das campanhas de marketing sazonais a diferentes datas especiais dá às marcas mais oportunidades de criar ou fortalecer o vínculo com seu público. Adequar o calendário aos interesses e comportamento de consumo do público-alvo será fundamental para aumentar o comprometimento e o alcance das campanhas. Em um mundo digital cada vez mais dinâmico, as marcas precisam se destacar ao longo do ano com estratégias diferentes.