Vendas em baixa? Confira 4 dicas para virar o jogo!

Em algum momento, todo lojista já passou por um período de vendas em baixa, em que parece que os produtos não saem do estoque. A questão é quando os resultados abaixo do esperado se tornam uma rotina. Nesse caso, é preciso corrigir a rota e voltar a vender mais!
O primeiro passo para reverter esse quadro é buscar entender o que fez com que seus clientes deixassem de comprar. É importante, ainda, avaliar se houveram mudanças na loja. Entre as alterações possíveis estão, troca de fornecedores, redução do investimento em marketing ou em comunicação com o público.
Independentemente do motivo para a queda nas vendas, há algumas estratégias que podem ajudar a vender mais. Diversificar os canais, oferecer diferenciais e premiar quem indica a sua loja estão entre elas. Veja 4 dicas para voltar a vender bem!

1. Diversifique os canais

Uma das estratégias para recuperar os bons resultados é diversificar os canais de venda que oferece para os consumidores. Lojas físicas podem e devem usar a internet a seu favor para vender mesmo em períodos incertos.
Com o início da pandemia e o crescimento de pessoas procurando onde comprar em atacado sem se expor ao contato com o vírus, se torna uma boa opção investir em plataformas digitais, onde seus clientes poderão realizar suas compras de forma fácil e direta sem sair de casa.
Diversificar os canais de venda é importante não só para oferecer mais possibilidades para quem já é cliente como, também, para conquistar novos consumidores. Com canais digitais é possível atingir mesmo pessoas fisicamente distantes, ampliando o alcance dos seus produtos e serviços.

2. Ofereça diferenciais

Em um mercado competitivo, não basta oferecer um bom produto ou serviço. Para conquistar e, principalmente, fidelizar o cliente é preciso ir além. Com isso em mente, se você deseja retomar o bom desempenho em vendas busque oferecer diferenciais.
Frete grátis, brindes a partir de determinado valor em compras e descontos para as próximas aquisições, por exemplo, são benefícios que podem estimular os clientes a comprarem com você.

3. Beneficie quem indica a loja

As indicações de clientes podem fazer toda a diferença nas vendas. Por isso, estimule o famoso boca a boca oferecendo vantagens para quem indicar sua loja.
Você pode dar um percentual de desconto na compra de quem indicar certo número de amigos. É possível, ainda, oferecer um cartão VIP com benefícios exclusivos para quem sempre recomenda o seu negócio.

4. Ofereça produtos complementares

Se você quer aumentar as vendas, uma estratégia que não pode ficar de fora do seu radar é oferecer produtos complementares. Se o cliente está em busca de uma saia, você pode sugerir, por exemplo, um cinto e uma blusa para complementar o look.
Para a estratégia dar certo, no entanto, é importante escutar o cliente e buscar sempre atender às suas necessidades. Se ele sentir que você está tentando “empurrar” produtos pode desistir, inclusive, da sua compra inicial. Tenha tato.
Retomar o bom desempenho em vendas é possível. Busque o que pode ter motivado a queda nos resultados para, assim, agir no ponto certo para reverter o cenário.
No entanto, independentemente do que motivou a queda das vendas, você pode usar essas estratégias para impulsionar os resultados do seu negócio, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.