Entenda as mudanças ao comprar roupas após a pandemia

É fato que a pandemia mudou tudo à nossa volta, inclusive a economia mundial, devido ao coronavírus, alguns comportamentos dos consumidores mudaram. Com a preocupação voltada para a saúde e o futuro depois da pandemia, fez com que diminuísse a compra de produtos e serviços, afetando diretamente o giro de mercado. Assim, o comportamento do consumidor também mudou.  

O que mudou para o consumidor com a pandemia?

Muitas mudanças provisórias ocorreram pelas medidas de distanciamento social, desde mudanças de hábitos e padrões de comportamento que já vinham mudando, tiveram uma aceleração com a pandemia. 

Inclusive na forma com que as pessoas gastam dinheiro. Afinal, quem antes tinha receio de fazer comprar roupas ou qualquer outra coisa online, se viu sem outra alternativa a não ser se adaptar ao novo jeito que adquirir seus produtos.

Quem antes tinham medo de realizar seus pagamentos online precisaram romper essa barreira. 

Novos canais de venda

Com essas mudanças de hábitos as empresas também tiveram que pensar e mudar suas estratégias para criar uma maior proximidade e ter um engajamento com seus clientes.

Nesse cenário, é comum que alguns empreendedores tenham se prejudicado, enquanto outros viram nesse momento uma oportunidade para se renovar e vender ainda mais, enquanto outros até mesmo começaram algo novo durante esse período. Com o aumento das compras online surgiu a necessidade de criar novos canais de vendas pelas empresas durante a pandemia e que vem permanecendo mesmo com o fim desse período. 

As vendas presenciais perderam espaço para a internet. Ter contato com os clientes através de e-mails, ligações, redes sociais e chatbots passou a ser uma estratégia indispensável para realizar vendas. 

Os aplicativos de delivery também fizeram muito sucesso e são uma alternativa para realizar a entrega dos produtos. Engana-se quem pensa que esse serviço só funciona para comidas! Hoje, qualquer produto pode ser comprado por aplicativos e ser entregue na casa do cliente, como é o caso do Gira, por exemplo.

Como atender às novas demandas dos clientes?

Para se adequar a esse novo método de venda, os revendedores precisam aprender a lidar com os desafios de diversas dimensões. Confira algumas dicas para estar preparado para atender a essas novas demandas.

Foque em trazer novas experiências

Redes sociais, live streaming e marketplaces são novas portas que dão espaço para proporcionar novas experiências ao cliente e criar um relacionamento mais humanizado com a empresa.

Conquiste e mantenha a fidelidade dos clientes

Sabemos que manter nossos clientes é ainda melhor que atrair novos, certo? Com tantas oportunidades de gerar novas experiências, manter a fidelidade de seus clientes é fundamental. Ainda que não estejamos mais na pandemia, o cenário continua de muita incerteza e perder seus clientes para concorrentes é o que você não deseja nesse momento!

Ofereça diferentes meios de pagamento 

Dar uma boa experiência de compra ao cliente é uma das formas para torná-lo fiel. Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento pode facilitar suas vendas e gerar menos atritos durante a compra. Algumas alternativas disponíveis são carteiras digitais, pix, links de pagamento, boletos, entre outros meios que vão melhorar a satisfação e fazer com que o cliente volte mais vezes.

Conheça seus clientes

Para oferecer a melhor experiência de compras personalizada para cada um, é necessário que você conheça e entenda seu cliente. Colete dados, informações e preferências das últimas compras para que saiba atendê-lo da melhor forma. 

Certamente esse ponto é um grande diferencial nas compras pós pandemia. Aproveite as dicas que foram dadas, conquiste e ganhe a fidelidade de seus clientes para melhorar suas vendas. Boa sorte!