O que é assessoria de compras e como ela pode te ajudar

Compreender o processo de gerenciamento de compras pode ajudá-lo a facilitar fluxos de trabalho eficientes para sua equipe e ser estratégico sobre quando, onde e como você adquire bens e serviços externos. Você pode implementar as práticas recomendadas para gerenciamento de compras em sua organização analisando os elementos e as técnicas envolvidas no processo de compras

O que é assessoria de compras?

A assessoria de compras refere-se aos processos e procedimentos associados à aquisição de suprimentos para operações comerciais. Como nem todas as empresas podem produzir internamente as matérias-primas, suprimentos e serviços envolvidos em sua cadeia de suprimentos, muitas empresas usam alguma forma de gerenciamento de compras para atender à demanda do consumidor e atingir os objetivos de negócios. Sempre que uma empresa precisa terceirizar uma parte de seus negócios, ela usa a assessoria de compras para garantir a máxima eficiência e custo-benefício.

Elementos da assessoria de compras

O processo de gerenciamento de aquisições é um ciclo que começa com a seleção de recursos para adquirir e termina com o recebimento e pagamento desses recursos. Cada elemento do processo de gerenciamento de aquisições envolve documentação detalhada para manter todos os membros da equipe coordenados. As principais características do gerenciamento de compras incluem:

Planejamento

Antes de fazer qualquer compra, a equipe de compras cria um plano detalhando todos os serviços e bens necessários para as operações comerciais. Eles decidem o que terceirizar e definem um orçamento para cada categoria de aquisição. O aspecto de planejamento do gerenciamento de aquisições envolve a criação de um sistema para que os funcionários da empresa se comuniquem sobre o status de cada tipo de aquisição a qualquer momento.

Seleção de fornecedores

Pesquisar e escolher os fornecedores adequados para atender às necessidades de compras é outro elemento significativo do gerenciamento de compras. Isso envolve a identificação de uma lista de fornecedores em potencial com base em um conjunto de critérios como qualidade, segurança, políticas da empresa, confiabilidade, custo, prazos de entrega e muito mais. Processos eficientes de gerenciamento de compras geralmente envolvem vários fornecedores para criar uma opção de backup se um fornecedor encontrar problemas inesperados.

Negociação de contrato

O próximo passo no ciclo de gerenciamento de compras é enviar propostas comerciais aos fornecedores e negociar um acordo. O processo de negociação e contratação pode fornecer à sua equipe insights sobre como o fornecedor faz negócios, ajudando você a determinar se deve ou não contratar seus serviços.

Requisição de compra

Depois de estabelecer um contrato e colocar um parceiro de negócios em sua lista de fornecedores aprovados, sua equipe pode enviar requisições de compra para fazer pedidos individuais. Os funcionários preenchem um formulário para solicitar fundos para uma compra específica de fornecedores aprovados e se comunicam com os fornecedores após receberem a aprovação da empresa. Em vez de os funcionários fazerem compras a seu critério, ter um processo de requisição de compra garante que ninguém faça um pedido duplicado ou compre itens do fornecedor errado.

Entrega

Na verdade, receber os itens por meio de entregas no prazo é uma parte central do gerenciamento de compras. Os processos envolvidos com a entrega incluem reunião com fornecedores para determinar um cronograma, rastreamento de remessas, revisão de pedidos de compra, agendamento de funcionários para recebimento de remessas e realização de inspeções de qualidade.