O que faz um representante comercial? Confira!

Um representante comercial interage diretamente com os clientes em todas as fases do processo de vendas. Eles são responsáveis ​​por identificar as necessidades de um cliente, apresentar produtos ou serviços relevantes e garantir que eles tenham uma experiência positiva do início ao fim. Em alguns casos, um representante comercial ligará para clientes em potencial que encontrarem por meio de diretórios de negócios ou referências de clientes. 

Outras vezes, leads “quentes” que já manifestaram interesse serão enviados a eles pela equipe de marketing da empresa. Ser bem-sucedido requer uma combinação de construção e manutenção de relacionamentos com os clientes e busca consistente de novas oportunidades de negócios. 

Normalmente, espera-se que um representante comercial atinja uma determinada cota de vendas a cada mês. E, como acabamos de mencionar, o nível de renda que você ganha nesta carreira depende em grande parte de suas habilidades e desempenho no trabalho. Se você é o tipo de pessoa que quer “controlar seu próprio destino” em vez de trabalhar por um salário tradicional, esta é uma carreira a ser considerada. 

O que faz um representante comercial?

A descrição do trabalho de um representante comercial pode variar um pouco de empresa para empresa. Mas aqui está uma lista de responsabilidades comuns do dia-a-dia: 

  • Vender produtos ou serviços aos clientes e representar a marca. Isso pode incluir fazer perguntas para identificar as melhores ofertas, fazer demonstrações ou apresentações e manter o relacionamento com o cliente.
  • Alcançar leads em potencial por meio de uma variedade de canais, como e-mail, telefone, texto e mídias sociais.
  • Negociar e usar técnicas de persuasão para superar objeções e fechar negócios que sejam benéficos para a empresa, além de fornecer aos clientes o valor ideal. 
  • Envio e processamento de pedidos para garantir que os clientes recebam os produtos ou serviços solicitados no prazo. 
  • Participar de reuniões da empresa com gerentes de vendas e outros representantes comerciais. Isso geralmente envolve fornecer uma recapitulação dos resultados e realizações recentes para mostrar que eles estão atingindo suas cotas. 
  • Observe que, como o setor de vendas está em constante evolução, outra parte da descrição do trabalho do representante de vendas às vezes é participar de treinamentos e workshops contínuos, além de participar de eventos de networking. Isso garante que o conjunto de habilidades de um representante esteja atualizado, eles tenham uma compreensão firme das tendências do setor e mantenham uma rede forte.

Que formação um representante comercial precisa?

Alguns cargos de representante comercial podem não exigir que os funcionários tenham um diploma formal, e um diploma do ensino médio básico é suficiente para ser contratado. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que é ideal que os potenciais representantes de vendas tenham pelo menos um diploma de bacharel em negócios ou marketing, pois abre mais portas. Um programa de bacharelado em marketing, por exemplo, concentra-se em habilidades críticas, como gerenciamento de vendas, comportamento do consumidor, comunicação e branding, perfeitas para se tornar um representante de vendas.

Se você estiver procurando por um diploma mais avançado que possa levar a um papel de liderança em algum momento no futuro, convém optar por um mestrado. Um mestrado em administração de empresas ou mesmo um mestrado em gestão e liderança científica são duas ótimas opções a serem consideradas, pois podem fornecer acesso a redes profissionais, experiências práticas de trabalho com desafios e cenários de negócios do mundo real e uma compreensão de alto nível dos negócios princípios e estratégias de liderança necessários para ter sucesso.